O MASSACRE DA NOITE DE SÃO BARTOLOMEU - Narrativa Clássica Verídica de Horror - Autores Anônimos do Séc. XX

O MASSACRE DA NOITE DE SÃO BARTOLOMEU

Autores anônimos do séc. XX

 

Ficou memorável na história este sangrento dia em que Catarina de Médici, mulher de Carlos IX, sugestionada talvez pelo Duque de Guise, iniciou a matança, em Paris, dos huguenotes, nome por que eram conhecidos os protestantes, que então começavam a se espalhar por toda a Europa[1]. Em França, um dos principais chefes dos huguenotes era o almirante Coligny, um ancião respeitável, cheio de serviços ao seu país.

Um historiador assim descreve o massacre:

“Meia-noite. Mil e duzentos arcabuzeiros do regimento dos guardas começam a ocupar as posições convenientes. Os assassinos se armam; Guise reúne os capitães franceses e suíços e lhes comunica suas ordens selvagens:

— A fera será agarrada no laço — disse ele. — É preciso embebedarmo-nos no seu sangue; é o rei que o quer.

No momento de dar o sinal de matança, Catarina de Médici, dizem, que teve um instante de hesitação, não por piedade, sim por medo; mas logo ordenou que se tocassem os sinos, os mais vizinhos do Louvre — que eram o de Saint-Germain l’Anxerrois —, ao qual responderam um pouco, depois, os da Torre do Relógio. Em seguida, ela vem, com seu filho Anjou, colocar-se em um pequeno aposento, que dava para o lado da igreja, para melhor assistir ao espetáculo terrível. Um tiro se ouviu. Era o sinal. Tremeram os dois assassinos. Anjou e sua mãe ficam tão aterrorizados que chegam a dar uma contraordem. Que seja ou não verdadeira tal asserção, ela foi muito tarde.

Começou o tumulto, os gritos se ouviram; os sinos tangeram. O dia, que se abria lentamente para iluminar estas cenas de horror, era duplamente sagrado para os cristãos: era domingo e se festejava um dos fundadores do cristianismo, o apóstolo mártir São Bartholomeu.

Coligny, velado por Ambroise Paré e pelo pastor Merlin, guardado por um grupo de protestantes, espalhados nas casas vizinhas à sua, repousava calmo, crendo salvaguardado pela palavra real, pelos tratados, pela fé pública, por tudo, enfim, que se pode respeitar entre os homens.

E é por Coligny que o massacre começa.

O duque de Guise não tinha querido deixar para outros a missão de matar a ilustre vítima. Tomou d'Aumale — o bastardo de Angonleme —, e, com um grande grupo de soldados, invadiu a Rua Bethisy, acompanhados dos guardas do rei e Cosseins, seu comandante. Chegados à casa do almirante, arrombam as portas e matam os criados.

Sarlabons, governador do Havre; Attin, secretário do duque d'Aumale; o alemão Beheme, sicário de Guise e outros se apresentam, gritando, diante do almirante.

O augusto ancião os recebeu com uma calma tão grande que os assassinos recuaram. Behome avança e, depois de algumas palavras insultuosas, mergulha um chuço no ventre de Coligny.

Guise pergunta:

 — Beheme, acabaste?...

— Sim.  Atira-o fora, para que eu o reconheça.

E o cadáver é jogado sobre o passeio. A cabeça toda ensanguentada. Angouleme segura-a, dá-lhe uma volta e diz:

— É ele.

E os dois deram um pontapé no rosto do grande mártir.

Um italiano chamado Petrucci, criado do duque de Nevers, cortou a cabeça e levou-a à família real. Esta cabeça foi embalsamada e remetida ao papa. O troféu foi enviado para Roma, mas não se sabe se lá chegou. Os assassinos arrastaram o corpo de Coligny pelas ruas de Paris aos gritos de selvageria. No Louvre, o massacre começou às cinco horas. Os infelizes protestantes, designados como vítimas, e que na véspera eram todos como amigos do rei, foram, de surpresa, um a um, desarmados, mortos como carneiros no cepo.

O rei, duma janela, assiste à matança.

São assassinados os mais valentes e os mais leais capitães; a flor da França e da reforma, os Pardaillan, os Clermont de Piles, os Saint Martin, e tantos outros. Estes infelizes apelavam para o rei, que fazia por não os ouvir.

Quanto a Navarra e Condé, tinham conseguido chegar até o rei, que lhes disse com uma violência frenética:

—Eu não quero senão uma religião em meu reino; a missa ou a morte; escolhei.

Navarra cedeu um pouco, Condé se mostrou mais digno.

— Eu mando-lhe cortar a cabeça — disse o rei — se dentro de três dias não tiver abjurado.

Mas a carnificina não terminou aí. Estendeu-se por toda a cidade. O bando de loucos furiosos, sob a direção de Guise, de Aumale, Montpensier, Tavanne, Never, dos guardas do rei, depois de terem assassinados os fidalgos protestantes, aglomerados no bairro de Coligny, passaram aos magistrados, aos burgueses, aos operários e a todos que eram acusados de heresia.

Tinha-se espalhado desde o princípio, para justificar a carnificina, que os huguenotes conspiravam.

Na confusão da fuga das vítimas, o rei Carlos IX se divertia dando tiros sobre a multidão de uma das janelas do Louvre.

No ano da revolução, tinha-se aí colocado um cartaz que dizia: ‘Foi desta janela que o infame Carlos IX, de execrável memória, atirou sobre o povo com uma carabina’.

 Por volta de meio-dia, o presbítero da cidade foi pedir ao rei que fizesse terminar a carnificina.

No dia seguinte, um sapateiro inventou um milagre: disse que, por causa da matança, vira florescer um espinheiro no Cemitério dos Inocentes. Então, todos os sinos tocaram, para celebrar a justiça divina. Este incessante toque reacendeu a fúria dos assassinos. O massacre recomeçou com mais requinte de barbaria. Matavam as mulheres dos huguenotes, que se achavam em estado de gravidez, e arrancavam-lhes os filhos das entranhas e atiravam-nos aos cães e aos porcos. Quando os filhos eram já crescidos, sacudiam-nos do alto das pontes, degolavam-nos, arrastavam-nos pelas ruas. Por todos os lados os assassinatos, a pilhagem, o roubo a devastação.

Do Louvre, os grã-senhores, as fidalgas dama, contemplavam com prazer o sangue derramado das vítimas. O rei comprazia-se vendo passar os cadáveres. Contaram-se quatro mil.

No dia seguinte, o massacre continuou e foi continuando por muitos dias.

A 28, o clero celebrou um jubileu extraordinário, em honra da vitória memorável. O rei e a corte lá estavam, com toda a magnificência.

Roma recebeu, com prazer, a notícia do morticínio. O cardeal de Lorraine presenteou com mil escudos de ouro ao correio que lhe levou a notícia. O canhão de Santo Ângelo deu salvas de alegria. O papa Gregório XIII, acompanhado do sacro colégio, foi às igrejas render graças a Deus pelo acontecimento; publicou-se um jubileu universal e mandou-se cunhar uma medalha comemorativa. Encomendou-se a Vasari, célebre pintor, um quadro, que se vê ainda na Capela Sistina, representando o massacre e que traz em baixo a seguinte inscrição: ‘O papa aprova a morte de Coligny’.

Quantos aos feitos, mais de dez mil pessoas, dizem uns, dezoito mil, dizem outros, foram assassinadas, porque o massacre não se limitou a Paris. Matou-se em Troyers, em Roven, em Meaux, em Angers, em Saumur, em Toulouse, em Bourges.

Até hoje a história lamenta esses dias sangrentos, que obscureceram o reinado de Catarina de Mádici e de Carlos IX.”

 

Fonte: “Vida Policial”/RJ, edição de 16 de maio de 1925.

Ilustração: Giorgio Vasari (1511 – 1574).

 

Nota:



[1] Fato ocorrido na noite de 24 de agosto de 1572.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O GATO PRETO - Conto Clássico de Terror - Edgar Allan Poe

O CORAÇÃO DELATOR. Conto clássico de terror. Edgar Allan Poe

O BARBA AZUL - Conto Clássico de Terror - Charles Perrault

O RETRATO OVAL - Conto Clássico de Terror - Edgar Allan Poe